Educação e Cinema: Compreendendo a realidade pela ficção
PERÍODO
Poderá ser utilizado até esgotar as possibilidades de exploração do assunto
LOCAL
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Haidée Nascimento
SÉRIE/TURMA
5ª a 8ª Série
PROFESSORAS
Elza Rufina Andrade Michel
Luciany Andrade Nascimento
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver práticas reflexivas junto às famílias, estudantes, professores e funcionários da escola, a partir da realização de exibições de filmes e de utilização de diferentes recursos tecnológicos com posteriores procedimentos metodológicos variados, que abordem temas referentes à educação, à valorização da família como a primeira instituição que educa e que ensina os valores que alicerçarão os sujeitos, promovendo o debate, o resgate de valores, a aproximação da escola e da família, a comunhão de esforços no sentido de minimizar/superar problemas que refletem na aprendizagem e no meio escolar e possibilitando a construção de uma prática educativa contextualizada, dinâmica e significativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar momentos de análise, reflexão e sensibilização dos estudantes de 5ª a 8ª série a partir da exploração de filmes;
- Promover o contato com as novas tecnologias, de forma a aproximar os estudantes das mesmas, fazendo-os compreender sua importância e maximizando a sua utilização no cotidiano;
- Aprofundar as questões tratadas nos filmes, por meio de pesquisas, entrevistas e elaboração de registros orais e escritos;
- Aproximar a família da escola e a escola da família;
- Proporcionar aos educadores contato com a família dos estudantes e com a comunidade escolar em geral a fim de que se construa uma prática dialógica que permita o enfrentamento dos problemas encontrados e que possibilite a melhoria do processo educativo;
- Contribuir para o enriquecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, associando-as às vivências cotidianas;
- Despertar nos educandos e em suas famílias o sentimento de pertencimento ao meio em que estão inseridos e a noção de responsabilidade que devem ter para com o mesmo;
- Desenvolver junto ao corpo docente dos estabelecimentos de ensino a consciência de que pertencem e são responsáveis pelo desenvolvimento de uma educação comprometida com a sociedade em que se inserem;
- Realizar práticas dialógicas que contribuam para a compreensão do contexto vigente e que possibilitem a extração de subsídios que auxiliem a tornar as aulas mais dinâmicas e significativas;
- Refletir questões presentes no dia-a-dia das famílias e no fazer pedagógico dos educadores, buscando comparar a realidade vivenciada com as demais e buscar soluções para os problemas encontrados;
- Integrar o corpo docente, equipe diretiva, funcionários, estudantes e familiares da rede municipal e comunidade;- Promover o diálogo entre os interessados, propiciando a busca de alternativas para os problemas detectados na esfera educacional, a dinamização do processo de ensinar e aprender e a troca de experiências entre os participantes;
- Compartilhar com profissionais de diferentes áreas as dúvidas, experiências, necessidades, interesses e conhecimentos relativos ao processo educativo e às vivências cotidianas que exerçam influências na esfera escolar;
- Conscientizar a pais e professores quanto à responsabilidade e à importância de cada um no processo educativo;
- discutir temas como motivação, importância da educação escolar, perspectiva de futuro, responsabilidades na educação dos filhos e dos alunos, resgate de valores, entre outros.
- Audiência de filmes:
- Filhos do Paraíso;
- Escritores da Liberdade;
- Sociedade dos Poetas Mortos;- Alvin e os esquilos;
- Clic;
- Entre outros;
- Discutir os temas abordados pelos filmes;
- Desenvolver atividades de registro: redações, ilustrações, slogans, entrevistas, entre outras;
- Desenvolver atividades de registro: redações, ilustrações, slogans, entrevistas, entre outras;
- Digitar e utilizar os recursos do computador para efetivar os registros propostos;
- Realizar palestras com profissionais de diferentes áreas sobre motivação, autoestima, entre outros;
- Trocar experiências e partilhar conhecimentos adquiridos;- Realizar dinâmicas de socialização de grupo;
- Confeccionar e apresentar cartões, mensagens, cartazes, panfletos utilizando o power point;
- Apresentar os trabalhos realizados para o grupo de colegas, professores, pais e comunidade escolar;
- Fotografar os diferentes momentos do projeto;
- Divulgar os textos produzidos nos meios de comunicação;
- Trocar e-mails entre os participantes, falando e passando mensagens pertinentes aos assuntos trabalhados.
RECURSOS HUMANOS
Professoras e alunos
RECURSOS MATERIAIS
Material permanente de sala de aula (caneta, lápis, folhas de ofício, caderno, lápis de cor, canetinhas, borracha, apontador, etc.), material para confecção de painéis, TNT, Microcomputadores, impressoras, CDs, aparelhos de som, folhas fotocopiadas, câmera digital, aparelho de DVD, projetor multimídia, telão, entre outros.
Este planejamento será considerado satisfatório, desde que atinja os objetivos que o norteiam, promovendo aprendizagens significativas e a participação efetiva dos educandos no processo de construção de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário